Tecnologia e agronegócio – Otimizando a produção

Tecnologia e agronegócio – Otimizando a produção

02/jan/2023
27 visualizações
0 comentários

Tecnologia e agronegócio – uma combinação que faz a diferença na produção e, consequentemente, nos lucros. Já ficou no passado a ideia de que o Agro é totalmente analógico.

A visão preconceituosa contra o setor não condiz com a realidade e hoje, a tecnologia agro é uma daquelas que contam com mais investimento. O surgimento da própria AgroBens é um passo importante para a constante evolução do segmento.  

Tecnologia da porteira para dentro e porteira para fora

Existem dois tipos de tecnologia agro – da porteira para dentro e da porteira para fora. Da porteira para dentro é aquele investimento em maquinários, equipamentos automatizados, a tecnologia que vai fazer parte direta da produção.

Enquanto a da porteira para fora, está relacionado às formas de gestão, escoamento de produção, busca de investimentos e inteligência artificial para facilitar as negociações e otimizar os processos.

Produtividade agro

O agronegócio no Brasil surpreende anualmente. Em 2021, 120 Bilhões de Dólares foram movimentados em receitas cambiais e a produtividade também chama a atenção. Um levantamento feito pela Economic Research Service, afirma que o Brasil está atrás somente da China na eficiência do setor. 

O mesmo estudo afirma que a atividade no campo teve um salto médio de 3,75% ao ano de 1961 a 2019. Essa evolução é reflexo de novas técnicas de cultivo, capacitação de mão de obra e o uso de novas tecnologias. 

Essa produtividade da “porteira para dentro” tem relação direta com a agricultura e pecuária de precisão. Esse conceito, presente no país desde 1989, promete ainda mais para os próximos anos.

A Consultoria Markets and Markets, afirma que o mercado pode crescer 60% até 2026. Os valores passam de 20 Bilhões de dólares movimentados. 

Agro e tecnologia

Não existe mais o produtor totalmente analógico, essa visão ficou no passado. Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), destaca que 76% dos agropecuaristas utilizam tecnologia para fazer negócios e ficar por dentro das novidades.

Ainda existe certa resistência das gerações mais antigas, mas uma modernização em todas as gerações vêm acontecendo de forma significativa e ágil. 

AgroBens 

Tecnologia e Agronegócio precisam andar juntos. O objetivo da AgroBens é oferecer uma saída facilitada e unificada para que o investimento feito da “porteira para dentro” possa ser aplicado de forma efetiva e com qualidade.

Barter, Registro de CPR, Marketplace, descontos de CPR-F, qualificação e análise de risco. Todos esses serviços em um só lugar.

Sobre o autor:

AgroBens

Somos uma Plataforma do Agronegócio, conectando todas as pontas da cadeia de forma segura, facilitada e transparente. Desenvolvemos soluções a fim de melhorar a eficiência das negociações, aliando conhecimento do dia a dia de todos os envolvidos.

Envie seu comentário

Ao enviar o comentário, você declara estar de acordo com os Termos de Política e Privacidade

Agrobens na íntegra

Ver todas as matérias

O Uso de Dados no Agro

Na relação entre o agro e tecnologia, os dados surgem como protagonistas, moldando a produção agrícola de forma ativa, fornecendo insumos para tomada de decisão cada vez mais assertiva.   O Motor da Eficiência Agrícola Em um cenário tão dinâmico...

❯ Continuar lendo

Atraso na Negociação de Fertilizante

As negociações de compra de fertilizante no Brasil apresentam uma significativa queda para o primeiro semestre de 2024. Registrando um índice de apenas 31%, em comparação aos 41% alcançados no mesmo período de 2023 e 49% em 2022. Essa redução...

❯ Continuar lendo

5 Dicas para uma safra de sucesso

  A produção agrícola exige estratégias inovadoras para garantir uma safra eficiente e sustentável. Neste artigo, compartilhamos cinco dicas fundamentais que podem impulsionar a produtividade de suas lavouras, proporcionando colheitas mais abundantes, otimizando recursos e reduzindo impactos ambientais. Preparamos também,...

❯ Continuar lendo
Ver todas as matérias

Receba atualizações via e-mail