Safra 23/24: A logística dos fertilizantes pode ser um problema

Safra 23/24: A logística dos fertilizantes pode ser um problema

21/jun/2023
34 visualizações
0 comentários

Com a pressão sobre a Soja e a instabilidade dos preços dos insumos agrícolas da última safra 22/23, o agricultor que antecipou as compras no ano passado, pagou mais caro do que aqueles que compraram na “boca da safra” em meados de Agosto.

Neste período, os fertilizantes iniciaram as baixas de preços e os produtores estão mais cautelosos, por isso estão evitando realizar compras de fertilizantes para a próxima safra. 

Por outro lado, os negócios em algumas regiões estão indo na contramão. No caso do Mato Grosso, os produtores já realizaram mais de 55% das compras de fertilizantes e no Paraná a porcentagem é de 20%. 

 

Logística do Agro Fertilizantes 

Outro fator importante que temos que analisar com critério é a logística. Em anos anteriores, nesta mesma época haviam sido entregues 40% dos fertilizantes, ao contrário deste ano que até o momento foram entregues somente 20% desse volume.

Já sobrecarregando as janelas de entregas por atraso dos negócios para agendamentos e pressionado pela janela de logística, os fertilizantes tendem a sofrer atrasos de entregas e altas de preços por motivos de fretes e até mesmo estabilização do preço.

Assim vai de encontro, justamente quando o produtor estiver no período de decisão para fechar as aquisições e seus custos de plantio da safra 23/24. 

 

Mercado sinaliza bons custos para safra 23/24

Comparado com a safra 22/23, é notável a retração dos preços, na comparação com custos de fertilizantes já pagos pelos agricultores na safra anterior e os preços praticados hoje.

O momento é fixar o olhar essa relação de troca, deixando o preço da saca de soja atual não influenciar na tomada de decisão, sendo assertivo no fechamento dos custos da safra 23/24. 

A relação de troca agora está muito favorável, chegando em padrões de normalidade e sinalizando que é a hora de fazer o Barter Agro, travando a boa relação de fertilizantes (ton) X sacas de soja. 

Em suma, a tendência é que nos próximos meses, devido a fatores mencionados como a logística, disponibilidade dos fertilizantes e até mesmo fatores externos poderão influenciar e ele volte novamente a crescer.

 

Sobre o autor:

Diogo

Especialista no agronegócio com MBA na área e vasta experiência em gestão de cooperativas no estado de São Paulo e no Paraná por mais de 10 anos, atendendo às demandas e planejamentos estratégico na gestão de pessoas, metas de vendas de insumos, área técnica, prospecção de novas áreas de atuação, relacionamento com cliente e fornecedores, setor administrativo, organizacional e gestão de silos de armazenamento de grãos.

Envie seu comentário

Ao enviar o comentário, você declara estar de acordo com os Termos de Política e Privacidade

Agrobens na íntegra

Ver todas as matérias

O Uso de Dados no Agro

Na relação entre o agro e tecnologia, os dados surgem como protagonistas, moldando a produção agrícola de forma ativa, fornecendo insumos para tomada de decisão cada vez mais assertiva.   O Motor da Eficiência Agrícola Em um cenário tão dinâmico...

❯ Continuar lendo

Atraso na Negociação de Fertilizante

As negociações de compra de fertilizante no Brasil apresentam uma significativa queda para o primeiro semestre de 2024. Registrando um índice de apenas 31%, em comparação aos 41% alcançados no mesmo período de 2023 e 49% em 2022. Essa redução...

❯ Continuar lendo

5 Dicas para uma safra de sucesso

  A produção agrícola exige estratégias inovadoras para garantir uma safra eficiente e sustentável. Neste artigo, compartilhamos cinco dicas fundamentais que podem impulsionar a produtividade de suas lavouras, proporcionando colheitas mais abundantes, otimizando recursos e reduzindo impactos ambientais. Preparamos também,...

❯ Continuar lendo
Ver todas as matérias

Receba atualizações via e-mail